A ingestão moderada de carne vermelha e o risco de Câncer Colorretal

Segundo pesquisas recentes, o consumo moderado de carne vermelha e, ou, carne processada, está associado ao aumento do risco de desenvolvimento do câncer colorretal.

Os pesquisadores descobriram que comer cerca de 76 gramas de carne vermelha, ou processada, por dia, aumenta em 20% o risco de câncer colorretal, comparado ao consumir apenas 21 gramas por dia. O consumo excessivo de álcool também é um problema, pois também aumenta o risco de câncer colorretal. Entretanto, a ingestão de fibras de pães e cereais diminuem as chances de desenvolvimento da doença, uma opção para quem já está na zona de risco.

Preparo da carne

Os pesquisadores também acreditam que o principal risco da carne vermelha está no modo como ela é preparada. Ao expor a carne à elevadas temperaturas, formam-se substâncias cancerígenas conhecidas como aminas heterocíclicas. Para continuar consumindo carnes vermelhas e reduzir os riscos de desenvolvimento do câncer colorretal, é necessário optar pelo cozimento da carne, além de mariná-la em limão, alho e cebola, ingredientes que previnem a formação das aminas heterocíclicas. Uma outra opção é levar à carne ao micro-ondas antes de colocá-la no forno, para reduzir o tempo de exposição ao fogo alto.

O consumo de carnes mal-passadas também não é recomendado, pois as chances do alimento conter parasitas são maiores, por isso, a melhor forma de prevenção é mesmo reduzir o consumo total de carne vermelha, que, segundo o INCA, não deve ultrapassar de 300 gramas por semana.

Para prevenir o desenvolvimento do câncer de cólon, é importante que você consulte seu médico e também fique atento aos riscos do surgimento de tumores colorretais, realizando os exames de colonoscopia regularmente.