Como é a evolução da Doença de Crohn?

A Doença de Crohn é uma condição grave que afeta diferentes áreas do trato gastrointestinal, embora normalmente atinja a parte inferior do intestino delgado e o intestino grosso. Por se tratar de uma condição crônica, costuma surgir como consequência da desregularização do sistema imunológico.

Quais os sintomas da Doença de Crohn?

Apesar de ser mais comum em pacientes da terceira idade, a Doença de Crohn pode surgir a qualquer momento da vida, e vem acompanhada de uma série de sinais que indicam sua ocorrência.

Os sintomas mais comuns da Doença de Crohn são a diarreia acompanhada de cólica abdominal e febre. Em alguns casos, ainda podem aparecer sintomas como sangramento retal e a perda do apetite. Consequentemente, a perda de peso não intencional também é um sinal da Doença de Crohn.

Dores articulares, assim como a artrite, e lesões na pele também são sintomas um pouco comum da Doença de Crohn. Por fim, as lesões na região anal, como fissuras, hemorróidas, fístulas e abscessos, também são sintomas que costumam aparecer como resultado da Doença de Crohn.

Como é a evolução e complicações da Doença de Crohn?

O diagnóstico da Doença de Crohn é sempre um desafio pois os sintomas podem variar muito de paciente para paciente, assim como a forma que a doença progride. Apesar disso, é possível classificar o quadro da doença de forma geral.

Sintomas leves e moderados

No estágio inicial da Doença de Crohn, os sintomas mais notáveis são a diarreia e a dor abdominal. Durante este estágio, o paciente raramente apresenta febre e a perda de peso é dificilmente notável.

Sintomas moderados e graves

Quando a Doença de Crohn não é tratada em seus estágios iniciais, o quadro da doença evolui para apresentar sintomas mais graves. Neste estágio, a dor abdominal se torna mais forte e o paciente começa a sofrer de febre mais alta. Além disso, é comum observar vômitos náuseas e anemias, além de maior perda de peso.

Sintomas fulminantes

Caso o tratamento nos estágios anteriores falhe, os sintomas da Doença de Crohn passam a afetar o paciente de forma mais grave. Com isso, a febre e os vômitos tornam-se mais frequentes, da mesma forma, o paciente pode sofrer de obstrução intestinal, enquanto sua perda de peso é ainda mais notável.