Como ocorre o refluxo gastroesofágico?

O refluxo gastroesofágico ocorre quando os conteúdos do estômago voltam para o esôfago e/ou para a boca. Trata-se de uma condição bastante comum em bebês, crianças e até adultos após certas refeições, e normalmente suas ocorrências são breves e não oferecem grandes riscos ao paciente.

Apesar disso, quando o refluxo gastroesofágico é muito frequente, ele pode se caracterizar como a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). Os pacientes que apresentam essa condição costumam experenciar o refluxo de forma muito mais frequente do que as demais pessoas. Devido à alta frequência das ocorrências, o refluxo pode causar alguns danos às paredes do esôfago, além de sintomas como queimação, regurgitação e dificuldade ou dor ao ingerir alimentos.

Mas como o refluxo ocorre em seu organismo? Explicaremos um pouco melhor a segur.

Como ocorre o refluxo gastroesofágico?

Ao ingerir alimentos, eles passam pelo esôfago quando vão da boca para o estômago. O esôfago é composto por tecidos e músculos responsáveis pelos movimentos peristálticos, que levam a comida até o estômago. Entre o esôfago e o estômago, existe um músculo responsável por evitar que os conteúdos do estômago voltem para o esôfago durante a digestão.

Em alguns casos, esse músculo relaxa durante a digestão, o que permite que os líquidos do estômago subam para o esôfago e, às vezes, até mesmo para a boca. Logo após as refeições, é bastante comum sentir isso por um período curto de tempo, e dificilmente algum outro sintoma além de um leve desconforto será notado.

Quando devo buscar ajuda?

Apesar de o refluxo gastroesofágico ser bastante comum, quando ele ocorre com muita frequência e acompanhado de outros sintomas, é importante buscar ajuda médica. Alguns dos sintomas que indicam um problema maior no organismo são as dores ou desconfortos ao engolir alimentos, perda repentina de apetite, dores no peito, vômitos frequentes ou com a presença sangue e fortes dores estomacais. Para os pacientes com mais de 60 anos, a ocorrência frequente de refluxos é um sinal de que o paciente deve buscar ajuda médica, mesmo sem a presença dos sintomas adicionais.

Fonte: https://www.uptodate.com/contents/gastroesophageal-reflux-disease-in-adults-beyond-the-basics?search=gastroesophageal%20reflux%20basics&source=search_result&selectedTitle=1~150&usage_type=default&display_rank=1