Como tratar o intestino irritável?

A síndrome do intestino irritável é uma condição crônica que afeta o sistema digestivo. Normalmente, ela se manifesta através de dores abdominais e mudanças nos hábitos intestinais, como constipação ou diarreia.

Apesar de ser uma condição muito comum, não existe uma causa específica para a síndrome do intestino irritável. Existem diversas possíveis causas para a síndrome do intestino irritável, que pode surgir como consequência de uma infecção gastrointestinal, como manifestação de problemas psicológicos como ansiedade e depressão, intolerâncias alimentares ou simplesmente uma doenças que afeta pacientes com intestinos mais sensíveis.

A seguir, iremos falar sobre algumas mudanças de hábitos e alimentação que podem ajudar a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável.

Tratamentos para o intestino irritável

Existem diferentes tipos de tratamentos e terapias que podem ter efeitos positivos sobre a síndrome do intestino irritável. Esses tratamentos ajudam a aliviar os seus sintomas e podem funcionar de forma diferente para cada paciente. Muitas vezes, combinar mais de um desses tratamentos com outros pode ser a solução ideal para se livrar dos sintomas.

Monitorar os sintomas

O primeiro passo para tratar a síndrome do intestino irritável é prestar atenção nos sintomas. Observar os seus hábitos intestinais diários e prestar atenção nas suas mudanças pode ajudar a encontrar o que está causando a condição, seja um fator alimentar ou algo psicológico como estresse.

Mudanças na dieta

Às vezes, alguns alimentos podem ser responsáveis pela síndrome do intestino irritável. Por isso, prestar atenção nos seus hábitos alimentares após consumir alimentos específicos pode ser a solução. Uma vez identificado o alimento, tente cortá-lo da dieta e verificar se os sintomas serão aliviados. Consultar um médico pode ser necessário para realizar algum teste com o alimento suspeito.

Alimentos que causam gases

Alguns alimentos possuem uma digestão mais demorada, o que pode ocasionar sintomas como cólicas intestinais. Evitar estes alimentos, ou apenas reduzir sua quantidade na dieta pode ser importante para eliminar os sintomas da síndrome do intestino irritável.

Consumir mais fibras

As fibras são fundamentais para a saúde dos seus hábitos intestinais. Por isso, muitos pacientes podem se beneficiar de aumentar a quantidade de fibras em sua dieta para tratar a síndrome do intestino irritável.

Terapias

Como uma das possíveis causas para a síndrome do intestino irritável está no estresse, ansiedade e depressão, terapias psicossociais podem ser muito importantes no seu tratamento. Identificar as causas desses problemas e mudar seus hábitos ou rotina para lidar melhor com eles, também terá um forte impacto na saúde do seu organismo.

Fonte: https://www.uptodate.com/contents/irritable-bowel-syndrome-beyond-the-basics?search=irritable%20bowel%20basics&source=search_result&selectedTitle=1~150&usage_type=default&display_rank=1