Conheça as diferenças entre os principais tipos de gastrite

A gastrite tem se tornado cada vez mais um problema no dia a dia e bem-estar dos brasileiros. De acordo com a Sociedade Brasileira de Gastroenterologia, 7 a cada 10 brasileiros sofrem com problemas relacionados à gastrite.

Essa condição médica se caracteriza pela inflamação da mucosa do estômago, e pode resultar em diversos sintomas que causam desconforto no dia a dia do paciente. Mas você sabia que existem diferentes tipos de gastrite? E cada um deles pode apresentar diferentes sinais no seu organismo?

A seguir, iremos falar um pouco melhor sobre os principais tipos de gastrite.

Aguda

A gastrite aguda ocorre quando os sintomas da doença surgem repentinamente no organismo e, normalmente, costumam durar por pouco tempo. As principais causas da gastrite aguda são o uso excessivo de medicamentos como aspirina, corticóides, anti-inflamatórios, assim como de bebidas alcoólicas.

Entre os principais sintomas da gastrite aguda, podemos citar:

– Sensação de queimação no estômago;

– Inchaço estomacal;

– Náuseas e vômitos;

– Menor apetite;

– Perda de peso involuntária;

– Desconforto abdominal após as refeições;

– Excesso de gases;

– Fezes mais escuras;

– Soluços.

Crônica

Já a gastrite crônica se caracteriza pela presença prolongada desses sintomas. Os casos de gastrite crônica costumam ser causados pela presença da bactéria H. pylori no estômago e, caso não seja tratada, seus sintomas continuam evoluindo e podem resultar em um câncer de estômago.

Os principais sintomas da gastrite crônica são:

– Dores de cabeça;

– Gosto desagradável na boca;

– Fraqueza e palidez;

– Redução do apetite;

– Maior produção de saliva;

– Constipação.

Nervosa

A gastrite nervosa, por outro lado, não é causada por nenhuma condição clínica. Seus sintomas surgem como resultado do estresse e ansiedade no dia a dia do paciente. Apesar disso, se este tipo de gastrite não for tratado, pode resultar no desenvolvimento da gastrite crônica.

A gastrite nervosa costuma aparecer acompanhada dos seguintes sintomas:

– Dores estomacais;

– Sensação de saciedade após consumir poucos alimentos;

– Enjoos e gases;

– Alta acidez no estômago.

Enantematosa

Quando a gastrite crônica ou aguda causa ferimentos à parede do estômago, ela é conhecida como gastrite enantematosa. Esse tipo de gastrite pode apresentar alguns sintomas além dos sintomas já conhecidos das gastrites crônica e aguda, como:

– Dores de cabeça;

– Sensação de queimação no estômago;

– Redução do apetite;

– Gases após as refeições;

– Náuseas e vômitos;

– Sangue nas fezes.

Se os sintomas de algum dos tipos de gastrite forem identificados, é a consulta médica é essencial para diagnóstico realizado através da endoscopia.