Conheça os impactos do álcool no aparelho digestivo

Os impactos do álcool no aparelho digestivo

Durante a Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) chamou atenção aos riscos que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode oferecer ao aparelho digestivo.

Estudos revelam que o etanol, independente da quantidade ingerida, tem efeito cancerígeno na boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado e no intestino. Além de poder causar o desenvolvimento de câncer, o etanol ainda funciona como um solvente no intestino, o que facilita a entrada de substâncias nocivas para dentro das células.

Conheça a seguir os principais riscos que o consumo excessivo de álcool oferece ao aparelho digestivo:

Intestino

O consumo excessivo de álcool pode ter diversos efeitos nocivos no intestino, causando desde diarréia e emagrecimento de forma não saudável, até condições mais graves como o câncer colorretal.

Esôfago

Os paciente que sofrem com a doença do refluxo gastroesofágico irão sentir os sintomas da condição de forma mais agressiva, uma vez que o álcool causa o aumento da produção do suco gástrico, fazendo com que os refluxo ocorra com mais força do que o normal.

Estômago

O consumo de álcool pode causar uma série de alterações funcionais no estômago, prejudicando a função dos mecanismos de defesa da mucosa gástrica, por exemplo. Além disso, o consumo excessivo de bebida alcoólicas é um fator de risco para a hemorragia gastrointestinal e para o câncer gástrico.

Fígado

Em resposta ao consumo de bebidas alcoólicas, o fígado deve produzir cada vez mais enzimas para a sua metabolização, o que pode causar uma inflamação, ou até mesmo a hepatite alcoólica. Nos casos mais graves, o quadro pode evoluir para uma cirrose ou carcinoma hepatocelular.

Pâncreas

Por fim, o consumo excessivo de álcool pode levar à inflamação do pâncreas, uma vez que ele é responsável pela produção de enzimas digestivas e insulina. Nos casos mais graves, a inflamação pode levar à pancreatite aguda ou crônica.

É necessário lembrar que os riscos do consumo de álcool ao aparelho digestivo estão relacionados à quantidade e frequência com que ele é ingerido. Da mesma forma, um estilo de vida mais saudável, com uma rotina de exercícios e uma alimentação balanceada, pode ajudar a reduzir os riscos das doenças causadas pelo consumo de bebidas alcoólicas.

Fonte: Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED