Entenda a hemorragia gastrointestinal

A hemorragia gastrointestinal é um termo bastante amplo, uma vez que abrange o sangramento em qualquer região do trato digestivo, desde a boca até o ânus. Devido a isso, ela pode ser identificada de diversas formas e pode ser resultado de diversas condições.

É possível identificar a região do trato digestivo em que a hemorragia gastrointestinal ocorre a partir de onde o sangue é encontrado, nas fezes ou no vômito, indicando se a hemorragia provém do aparelho digestivo superior ou inferior.

A seguir, iremos entender um pouco mais sobre como identificar a hemorragia gastrointestinal, assim como suas possíveis causas.

Como identificar a hemorragia gastrointestinal?

A identificação da hemorragia gastrointestinal pode variar conforme a quantidade de sangue presente, assim como por onde o sangue está sendo expelido. Se a causa da hemorragia gastrointestinal estiver no aparelho digestivo superior, o sangue poderá aparecer no vômito. Neste caso, o sangue pode ter um tom vermelho vivo, caso a hemorragia seja ativa, ou se assemelhar a uma borra de café, se parte do sangue tiver sido digerida pelo ácido gástrico.

Além disso, o sangue também pode aparecer nas fezes, caso o sangramento ocorra na parte inferior do aparelho digestivo. Assim, ele pode aparecer tanto em tons de vermelho vivo, como se manifestar em fezes mais escuras.

Apesar disso, se a quantidade de sangue for muito pequena, pode ser impossível de perceber a hemorragia gastrointestinal a olho nu. Dessa forma, ela só poderá ser notada através de exames de fezes.

Quais as causas da hemorragia gastrointestinal?

A hemorragia gastrointestinal pode ser causada por diferentes doenças e condições, em diferentes áreas do aparelho digestivo. Quando ela ocorre no trato gastrointestinal superior, a hemorragia costuma ser resultado de úlceras ou erosões no esôfago, estômago ou duodeno; de úlceras esofágicas, ou de ferimentos no tecido do esôfago após o vômito.

Já em caso de hemorragia gastrointestinal no aparelho digestivo inferior, as causas podem ser pólipos no intestino grosso, doença diverticular, hemorroidas, alguma doença inflamatória intestinal, ou até mesmo câncer de cólon.

Quando devo consultar um médico?

Como a hemorragia gastrointestinal pode ocorrer por diversos fatores, alguns mais graves do que outros, é ideal que os pacientes que identifiquem este sintoma consultem imediatamente com seus médicos. Somente através de exames de diagnóstico é possível identificar a verdadeira causa da hemorragia gastrointestinal para iniciar seu tratamento.

Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/distúrbios-digestivos/hemorragia-gastrointestinal/hemorragia-gastrointestinal