Fuja do sedentarismo e aumente as chances de cura do câncer colorretal

Se você é um médico em busca de um motivo para convencer seus pacientes sedentários a fugir de seus smartphones e realizar exercícios físicos diariamente, este artigo é para você.

Pesquisas recentes mostram que um alto nível de aptidão cardiorrespiratória (ACR) pode reduzir os riscos de desenvolvimento de câncer de pulmão e colorretal em alguns indivíduos.

Entre 1991 a 2009, cientistas de Michigan, estudaram os dados de 49 mil pacientes com média de 54 anos de idade, com e sem câncer, e notaram que os participantes com o maior nível de aptidão cardiorrespiratória, determinados através de um teste cardíaco, diminuíram drasticamente as chances de morte após o diagnóstico de câncer de pulmão, ou câncer colorretal.

O estudo foi liderado por Catherine Handy Marshall, da Escola de Medicina Johns Hopkins, na cidade de Baltimore, e publicado online no mês de maio:

“Os resultados do presente estudo apoiam a ideia de que o teste cardíaco obtido cinicamente fornece informações adicionais importantes sobre o risco de desenvolvimento e mortalidade após o diagnóstico do câncer em uma população geral, clinicamente referida.” escreveu a autora.

Catherine Marshall também disse ao site americano MedScape, que os médicos devem apoiar e encorajar seus pacientes na melhoria da forma física para o aumento das chances de prevenção de enfermidades.

Fonte: https://www.medscape.com/viewarticle/912978