O que é, quais as causas e como tratar a dispepsia funcional?

A dispepsia funcional, muitas vezes, é considerada simplesmente uma má digestão. Mas, em alguns casos, ela pode ser muito frequente, interferindo no bem-estar e no dia a dia dos pacientes. Ela é caracterizada por uma dor crônica ou desconforto na região superior do abdômen.

Apesar de ser uma condição muito comum, é difícil apontar uma causa específica para a dispepsia funcional, fazendo com que o seu tratamento seja limitado a mudanças na dieta e estilo de vida do paciente, ou consumo de medicamentos que tratam os sintomas.

A seguir, iremos entender um pouco melhor a dispepsia funcional.

Quais os sintomas da dispepsia funcional?

Na maior parte dos casos, a dispepsia funcional se manifesta através de sinais como irritação no estômago, desconforto ou dor crônica no abdômen, sensação de saciedade muito rápida durante as refeições e sensação de estar “estufado” após ingerir alimentados. Alguns pacientes ainda apontam náuseas, vômitos, falta de apetite e perda de peso como sintomas da condição.

Devido a estes sintomas, é comum para muitos pacientes considerarem a dispepsia funcional como uma simples má digestão. Devido a isso, é recomendado buscar ajuda médica quando os sintomas evoluem para vômitos frequentes, presença de sangue no vômito, perda de peso, ausência constante de apetite, sangue ou manchas escuras nas fezes, dor e dificuldade ao engolir, ou quando os sintomas da dispepsia funcional forem muito frequentes.

Quais as causas da dispepsia funcional?

Apesar de não existir uma causa específica para a dispepsia funcional, alguns fatores estão diretamente relacionados com a doença. Por exemplo, podemos citar problemas motores nos músculos do trato digestivo, maior sensibilidade à dor durante a digestão, infecção pela bactéria H. pylori e problemas psicológicos.

Diagnóstico da dispepsia funcional

Como não existe uma causa específica  para a dispepsia funcional, seu diagnóstico é feito através de um processo de eliminação. É possível que seja necessária uma endoscopia para verificar a origem dos sintomas e se a dispepsia funcional não é consequência de uma infecção ou demais problemas estomacais.

Tratamento para a dispepsia funcional

Na ausência de uma causa para os sintomas, a dispepsia funcional costuma ser tratada através de dois métodos principais. O primeiro envolve alterações na dieta do paciente, que deve evitar comidas muito gordurosas ou processadas, evitar o consumo excessivo de álcool, evitar qualquer alimento que cause os sintomas novamente e, por fim, passar a fazer várias refeições menores ao longo do dia, ao invés de poucas refeições muito pesadas.

Por fim, também podem ser indicados medicamentos que ajudam a reduzir a quantidade de ácido gástrico produzido pelo paciente. Diversos pacientes notam uma melhora considerável nos sintomas após o consumo desses antiácidos.

Fonte: https://www.uptodate.com/contents/upset-stomach-functional-dyspepsia-in-adults-beyond-the-basics?search=Functional%20dyspepsia&source=search_result&selectedTitle=6~150&usage_type=default&display_rank=6