O que esperar durante e depois da colonoscopia?

A colonoscopia é um procedimento para examinar a parte baixa do trato gastrointestinal. Apesar de se tratar de um exame simples e sem grandes riscos, muitos pacientes possuem grandes dúvidas e preocupações em relação ao procedimento.

Ela é realizada através da inserção de um tubo pelo ânus do paciente, o qual irá avançar pelo cólon para realizar o exame, que pode durar entre 20 minutos até uma hora. A seguir, iremos falar um pouco sobre o que você pode esperar durante e após o procedimento da colonoscopia.

O que esperar durante a colonoscopia?

Antes de o procedimento iniciar, um profissional irá explicar o exame passo a passo ao paciente. Durante todo o exame, os sinais vitais do paciente serão monitorados, como pressão sanguínea, batimentos cardíacos e respiração.

No começo da colonoscopia, o paciente recebe medicamentos e sedativos, o que faz com que a maioria dos pacientes passe o exame dormindo, ou extremamente relaxados, sem sentir nenhum desconforto ou dor durante sua realização.

A colonoscopia é realizada através da inserção de um tubo longo e flexível que irá examinar o cólon do paciente. Para poder ter uma visão clara durante o exame, o profissional bombeie suavemente ar, ou dióxido de carbono e água esterilizada no cólon. Como resultado disso, é comum que o paciente sinta-se um pouco estufado ou com vontade de ir ao banheiro durante a colonoscopia.

Durante o procedimento, o profissional pode precisar tirar amostras de tecidos ou remover pólipos das paredes do cólon do paciente. A remoção de amostras ou de pólipos é completamente indolor e não causa incômodos no paciente.

Como é a recuperação da colonoscopia?

Durante 30 a 60 minutos após o exame, o paciente costuma ficar em observação na sala de recuperação, tempo o suficiente para os efeitos do sedativo passarem. Os sintomas mais comuns após a colonoscopia são o sentimento de estar estufado e gases, os quais devem passar em alguns momentos após a colonoscopia.

É recomendado que o paciente não dirija, não retorne ao trabalho e evite o consumo de bebidas alcoólicas no dia do exame. A maior parte dos pacientes costuma conseguir comer normalmente após o exame, sem grandes restrições na dieta.

Fonte:https://www.uptodate.com/contents/colonoscopy-beyond-the-basics?search=colonoscopia&source=search_result&selectedTitle=2~150&usage_type=default&display_rank=2