Orientações para colonoscopia

1 – O que é Colonoscopia?

A Colonoscopia é realizada para avaliação do intestino grosso e parte do intestino delgado, através da introdução, por via anal, de um aparelho flexível. Este aparelho possui um sistema de fibras ópticas e um chip que ilumina e capta imagens a partir dos órgãos descritos para uma tela, onde o médico tem a visão ampliada.

A partir de então, o exame auxilia no diagnóstico de doenças do aparelho digestivo baixo, através de biópsias, como inflamações, no seguimento, tratamento e também na remoção de lesões como os pólipos, além de tratamentos de lesões sangrantes, como divertículos.

2 – Como é realizado o procedimento?

O preparo consiste em uma dieta de dois dias, associada à ingesta de medicamentos laxativos para promover a limpeza do colon, provocando evacuações.

O exame é realizado com o paciente em posição lateral, deitado sobre o seu lado esquerdo. É realizada a sedação, para que haja maior conforto para o paciente, evitando ansiedade e dor por parte do paciente. Os medicamentos são administrados por via intravenosa.

Em função da sedação administrada, é obrigatória a presença de um acompanhante do paciente, para a realização do exame.

Havendo a necessidade de biópsias, uma pinça é passada através do aparelho, com a intenção de retirar alguns fragmentos de tecido que serão enviados para análise de um patologista, em laboratório apropriado para tal. A retirada de biópsias pode ser por diferentes razões, como inflamações, pólipos, infecções bacterianas e outras lesões, não significando, necessariamente, haver suspeita de câncer. Para a retirada de pólipos (pequenas verrugas), poderá ser necessária a utilização de alças metálicas ligadas a um equipamento elétrico denominado eletro cautério, que promoverão a geração de calor, com corrente de corte e coagulação.

Após o término do procedimento, o paciente deverá ficar por alguns minutos na sala de recuperação, aguardando passar o efeito da sedação, saindo, após, com seu acompanhante.

3 – Quais são os principais riscos?

A Colonoscopia é um procedimento médico que normalmente não promove complicações, porém, a literatura mundial relata algumas, mesmo que com baixa probabilidade, tais como:

– Flebite (inflamação no local da aplicação dos medicamentos);

– Muito raramente, pode ocorrer depressão respiratória, que será revertida com o tratamento apropriado;

– Raramente, podem ocorrer perfurações, hemorragias, podendo, muito raramente, ser necessário internações hospitalares e eventual cirurgias.

Sinais de alerta a serem observados:

– Dor abdominal intensa;

– Temperatura maior do que 38°C e calafrios;

– Vômitos com ou sem a presença de sangramentos;

– Sangramento na fezes.

– O exame poderá ser incompleto ou lesões poderão passar despercebidas, em caso de preparo intestinal insatisfatório, ou seja, haja fezes no interior do intestino. O exame ainda poderá ser incompleto quando houver alguma obstrução à passagem do aparelho ou dificuldade técnica para sua realização. O exame poderá ser suspenso e ser necessária uma nova marcação e novo preparo intestinal.

4 – Cuidados após o procedimento, nas primeiras 12h.

– Não há restrição alimentar ou ao banho, após o exame;

– Evitar ingesta de bebidas alcoólicas;

– Evitar atividade física;

– Não dirigir ou trabalhar no dia do exame;

– Em caso de haver dor, ingerir analgésicos comuns;

– O uso de anticoagulantes deve ser discutido caso a caso entre o médico do paciente, endoscopista e paciente.

Se houver qualquer suspeita de complicação ligue para seu médico, procure o Pronto

Atendimento do hospital, ou entre em contato com o médico que realizou o procedimento

5 – Como retirar o resultado do exame

O resultado do exame será entregue na recepção da clínica, no momento da alta. Caso haja coleta de material para análise anatomopatológica, o resultado desta ficará à disposição do paciente, após sete dias úteis.

Ao comparecer na Endogastroclinca para realizar o seu exame,  você deve chegar meia hora antes do horário marcado, levando documento com foto e um acompanhante maior de 18 anos.