Por que as infecções intestinais são mais comuns no verão?

Quando pensamos em verão, muitas vezes também pensamos em férias. E poucas coisas são piores do que enfrentar algum problema de saúde durante essa estação. Uma infecção intestinal, por exemplo, pode estragar seu início de ano e esse período de descanso, e você sabia que elas são mais comuns durante o verão?

A seguir, iremos falar um pouco mais sobre a relação entre as infecções intestinais e o verão, e explicar melhor a relação entre os dois.

Infecções intestinais no verão

Doenças intestinais que podem causar diarreia e vômitos podem ocorrer por diversos fatores. Durante o verão, as principais causas das infecções intestinais são os vírus e bactérias e suas toxinas. O motivo para essa incidência ser maior durante a estação mais quente do ano é justamente devido à alta temperatura, que facilita a proliferação destes agentes infecciosos.

Outro fator que favorece a maior incidência dessas doenças no verão está nos alimentos. No verão, os alimentos se deterioram mais rápido do que nas demais estações, aumentando os riscos de consumirmos algo contaminado.

Como evitar as infecções intestinais no verão?

Apesar de a incidência de infecções intestinais ser maior no verão, existem algumas medidas que podemos tomar para reduzir os riscos delas serem desenvolvidas. Em primeiro lugar, é importante consumir apenas alimentos frescos, tendo certeza de que os alimentos que você vai utilizar estão bem conservados.

Outra questão importante é lavar muito bem as mãos sempre que for entrar em contato com qualquer tipo de alimento, para evitar contaminá-los. E, por fim, é recomendado preferir uma alimentação mais leve e manter-se sempre hidratado. No verão, é sempre muito bom consumir bastante sucos, chás e água de coco, para garantir a hidratação do seu organismo e evitar quaisquer problemas de saúde.

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/entenda-por-que-ficamos-mais-expostos-infeccoes-intestinais-no-verao.html