Quais as possíveis causas do sangramento colorretal baixo?

O sangramento colorretal baixo é caracterizado pela presença de manchas de sangue vivo no papel higiênico, fezes ou vaso sanitário no momento da evacuação. Esse sintoma é diferente do sangramento colorretal onde manchas de sangue escuras podem ser observadas na evacuação. As manchas escuras podem ser um sinal do câncer colorretal e, por isso, se encontradas, o paciente deve contatar um médico imediatamente.

Já as manchas de sangue vivo podem ser consequência de diferentes doenças e condições médicas. A seguir, falaremos um pouco sobre cada uma delas.

Hemorróidas

A causa mais comum do sangramento colorretal baixo são as hemorróidas. Elas se tratam de vasos sanguíneos inchados na região do ânus, que dificilmente causam alguma dor no paciente.

Apesar de não haver uma causa específica para as hemorróidas, elas normalmente estão relacionadas à constipação, diarréia, ou passar longos períodos de tempo sentado ou em pé. As hemorróidas são uma condição bastante comum, que não oferecem grandes riscos à saúde do paciente, e seu tratamento pode ser realizado através do uso de medicamentos, aplicação de pomada no local ou uso de supositórios.

Fissuras anais

As fissuras anais ocorrem como consequência de constipação, fezes muito duras, diarreia ou inflamações no ânus. É comum, também, que os pacientes apresentem sintomas como dores durante ou após as evacuações.

Normalmente, as fissuras anais podem ser tratadas com remédios como suplementos de fibra e banhos quentes. Os médicos também costumam prescrever cremes ou pomadas para aplicação na região afetada.

Proctite

A proctite é uma inflamação no reto que pode causar sintomas como a sensação de que o paciente não evacuou por completo, a sensação da necessidade de evacuações frequentes, além da presença de muco nas fezes e do sangramento colorretal. O tratamento para a doença pode variar conforme a causa, que pode variar entre doenças inflamatórias intestinais, infecções, doenças sexualmente transmissíveis ou até mesmo a exposição à radioterapia no tratamento de algum câncer.

Pólipos intestinais

Por fim, outra possível causa para o sangramento colorretal são os pólipos intestinais. Na maior parte dos casos, porém, os pólipos intestinais aparecem livres de sintomas. Em alguns casos, podem estar localizados na parte mais baixa do cólon ou no reto, podendo causar algum sangramento, embora incomum.

Como identificar a causa do sangramento colorretal?

Para verificar quais dessas condições está causando o sangramento colorretal no paciente, o médico poderá examinar visualmente o ânus para identificar fissuras anais, hemorróidas exteriores ou câncer colorretal. Outro exame comum é feito com o uso de uma luva lubrificada, onde o médico examina a região com o dedo para identificar possíveis causas.

Por fim, uma colonoscopia pode ser recomendada para examinar a região com mais precisão e identificar a causa do sangramento colorretal.

Fonte: https://www.asge.org/home/for-patients/patient-information/understanding-minor-rectal-bleeding