Qual a diferença entre alergia e intolerância alimentar?

A alergia e a intolerância alimentar são complicações bastante frequentes em nossas vidas. Tratam-se de condições que fazem com que os pacientes precisem controlar ou até mesmo evitar por completo a ingestão de determinado tipo de alimento em suas dietas. O número de caso de pessoas com intolerância ou alergia alimentar tem aumentado consideravelmente, mas você conhece as diferenças entre essas duas condições?

Alergia alimentar

É reconhecido como alergia alimentar, o caso quando o organismo do paciente reage a determinadas proteínas dos alimentos como se elas fossem corpos inimigos. Dessa forma, o próprio organismo do paciente acaba sendo agredido e, os resultados disso, podem afetar diversos órgãos. Dessa forma, a alergia alimentar pode afetar o organismo através de sintomas como: coceiras; inchaço nos lábios; tosse; asfixia e diarréia.

Nos casos mais graves, a alergia alimentar pode resultar no choque anafilático, o qual pode deixar o paciente sem conseguir respirar e, por isso, é necessário iniciar o tratamento o mais rápido possível. É importante lembrar que, mesmo que em uma ocasião a reação seja mais leve, a sua intensidade pode variar em um segundo momento.

Intolerância alimentar

Já a intolerância alimentar ocorre quando o organismo do paciente apresenta carência da enzima de um nutriente específico. Assim, o organismo não consegue digerir este nutriente e atrai água ao intestino, resultando em diarréia, sintoma comum da intolerância alimentar. Normalmente, os sintomas da intolerância alimentar demoram algumas horas para aparecer e ocorrem somente no aparelho digestivo. Dessa forma, os principais sintomas da intolerância alimentar, são: diarréia; gases; enjoos e dor de barriga.

Qual a diferença entre intolerância e alergia?

Agora que você sabe como a alergia e a intolerância alimentar, qual a diferença entre as duas? O principal fator que difere as duas condições é a forma como o organismo reage ao alimento em questão. Enquanto nos casos de alergia alimentar a resposta é imediata e pode afetar diferentes partes do organismo, na intolerância alimentar os sintomas podem demorar horas ou até mesmo dias para aparecer, além de se restringirem somente ao sistema gastrointestinal.

Além disso, é mais comum que os casos de alergia alimentar se desenvolvam logo na infância do paciente. Enquanto isso, os casos de intolerância alimentar costumam surgir ao longo da vida adulta.