Quando é indicada a realização do Exame de Colonoscopia?

A Colonoscopia é realizada tanto para diagnóstico quanto na terapêutica de doenças, permitindo o exame e o tratamento do reto, do cólon e de uma porção do íleo terminal.

O Exame de Colonoscopia investiga a presença de Câncer Colorretal, pólipos e doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a Retocolite ulcerativa. Além disso, a colonoscopia ajuda a entender a causa de diarreias crônicas, sangramentos flagrados anteriormente pelo teste de sangue oculto nas fezes e anemia sem causa aparente.

A indicação de realização deste procedimento é em pessoas com mais de 50 anos, para detectar precocemente o câncer colorretal, segundo as recomendações brasileiras. No entanto, a American Cancer Society, nos Estados Unidos, já pede para iniciar a investigação a partir dos 45 anos. Para pacientes com histórico de doença familiar, portador de síndromes relacionadas aos tumores na região (como a de Lynch) ou que já teve adenomas é precisa fazer o rastreamento a partir dos 40 anos.

Organização Mundial de Saúde indica que o procedimento seja repetido a cada dez anos nas pessoas que não estão nos grupos de maior risco e que já tiverem feito a primeira análise. Alguns médicos, porém, orientam a repetição do exame a cada cinco anos, dado o aumento no número de casos de câncer.

Fonte: Up To Date

Revista Super Interessante

A colonoscopia é um exame seguro e extremamente eficaz na detecção, tratamento e prevenção das doenças do intestino grosso. Agende uma consulta com um de nossos médicos, faça seu Check-up e tire todas as suas dúvidas.

A Endogastro Clínica está atendendo normalmente, cumprindo todas as exigências preconizadas pela OMS. Agende sua consulta e/ou seus exames nos nossos canais de comunicação.