Conheça as vantagens da colonoscopia para identificar o câncer colorretal

Os exames para identificar o câncer de cólon têm como objetivo encontrar o câncer nos seus estágios iniciais, aumentando as chances de cura da doença, ou até mesmo de identificar e remover pólipos antes que eles se desenvolvam para um câncer.

Realizar este tipo de exame pode reduzir significativamente as chances do desenvolvimento do câncer para um estágio mais avançado e, consequentemente, o risco que a doença apresenta ao paciente. Existem diferentes maneiras de realizar o exame, mas a colonoscopia é normalmente percebia como a mais eficaz.

A seguir, iremos falar um pouco mais sobre as vantagens da endoscopia para identificar o câncer colorretal nos estágios iniciais da doença.

Por que realizar a colonoscopia?

A colonoscopia permite que o profissional veja diretamente o interior do cólon, através de um tubo inserido com uma câmera na ponta. Este tubo também possui algumas ferramentas que podem ser utilizadas para remover partes de tecido ou pólipos para serem examinados em laboratório.

As vantagens da colonoscopia no exame de câncer colorretal

Entre suas principais vantagens, através da colonoscopia, é possível encontrar a maior parte dos pequenos ou dos grandes pólipos, os quais podem ser removidos durante o exame. Devido a isso, a colonoscopia oferece os resultados mais precisos, fazendo com que ela normalmente seja requisitada caso algum outro exame aponte a possibilidade de câncer colorretal no organismo do paciente.

Quem deve realizar exames para identificar câncer colorretal?

Normalmente, pacientes acima de 50 anos são recomendados a realizar uma colonoscopia pelo menos uma vez a cada dez anos para identificar o risco do câncer colorretal. Os pacientes que se encontram dentro dos grupos de risco, como pacientes que possuem um histórico familiar da doença, ou pacientes que sofrem de condições como Doença de Crohn e colite ulcerativa, devem começar a realizar esses exames um pouco mais cedo.

Fonte: https://www.uptodate.com/contents/colon-and-rectal-cancer-screening-the-basics?search=colon%20cancer%20screening&source=search_result&selectedTitle=1~118&usage_type=default&display_rank=1