Como a alimentação pode influenciar os pólipos intestinais

Os pólipos intestinais tratam-se de lesões que surgem nas paredes do intestino e podem variar entre diferentes tipos. Dessa forma, os pólipos intestinais podem ser benignos ou malignos, além de variar em sua forma, podendo aparecer entre pólipos elevados ou planos.

Apesar de não se conhecer uma casa exata para o surgimento de pólipos intestinais, eles são reconhecidos como uma condição hereditária, uma vez que são mais comum em indivíduos com histórico familiar. Além disso, os pólipos intestinais também tendem a ser mais comuns nos pacientes com mais de 50 anos de vida.

A alimentação influencia no desenvolvimento de pólipos intestinais?

Os alimentos e bebidas que ingerimos em nosso organismo podem afetar as chances de desenvolvimento, assim como o agravamento de pólipos intestinais. O fator mais comum é o consumo de bebidas alcoólicas, o qual, se feito em excesso, pode contribuir com o desenvolvimento dos pólipos.

Além do álcool, carnes vermelhas ou carnes processadas também são alimentos que aumentam as chances do desenvolvimento de pólipos intestinais. Além delas, alimentos com excesso de gordura ou conservantes podem ter diversos efeitos negativos em nosso organismo, entre eles o desenvolvimento dessas lesões na parede do intestino.

Quais alimentos devo consumir?

Alimentos ricos nas vitaminas A, C e E costumam ser os mais indicados para a prevenção de pólipos intestinais, ou até mesmo para os pacientes que já desenvolveram essas lesões no intestino. Entre os alimentos ricos com esses nutrientes, podemos citar a cenoura, batata doce, abóbora, espinafre, brócolis, soja, ovo, abacate, laranja, limão, morango, kiwi, acerolas e pimenta vermelha. Outra dica para prevenção de pólipos intestinais é investir em uma dieta rica em fibras e com baixo índice de gordura animal.

Como identificar os pólipos intestinais?

Quando apresentam sintomas, as lesões costumam causar alterações no ciclo intestinal, sangramento ou muco nas fezes, e raramente podem surgir acompanhadas de dores abdominais. Em alguns casos, os pólipos intestinais podem aparecer sem sintomas, por isso é preciso que os indivíduos nos grupos de risco conversem com seus médicos sobre os pólipos.