Conheça as causas dos pólipos colorretais.

A presença de pólipos colorretais no organismo costumam levantar uma série de perguntas em cada paciente. As principais dúvidas sobre os pólipos colorretais são relacionadas a se eles vão se desenvolver para algum tipo de câncer e se algum procedimento cirúrgico é necessário para removê-los.

Apesar de que alguns pólipos colorretais podem, sim, desenvolver para algum tipo de câncer, esse processo pode levar diversos anos, e nem todos os tipos de pólipos colorretais oferecem algum risco à saúde do paciente. O procedimento adequado para lidar com essa condição pode variar conforme a quantidade, o tamanho, tipo, localização e momento da vida em que os pólipos são diagnosticados.

Uma vez que se trata de  uma condição bastante comum em homens e mulheres de diversas idades, a seguir iremos observar algumas das principais causas para os pólipos colorretais.

Estilo de vida

Embora não exista uma causa específica para os pólipos colorretais, alguns comportamentos no estilo de vida dos pacientes podem estar associados com o seu desenvolvimento. Entre eles, podemos citar uma dieta rica em gorduras e carnes vermelhas; dietas com baixa quantidade de fibras; consumo de cigarros e obesidade.

Idade

A idade dos pacientes também pode estar diretamente relacionada com o desenvolvimento dos pólipos colorretais. Isso ocorre pois é incomum que eles apareçam em pacientes com menos de 40 anos, uma vez que a maior parte dos casos diagnosticados ocorre em pacientes com mais de 50 anos. Devido a isso, a idade mais indicada para iniciar exames de rotina para identificar o câncer colorretal é a partir dos 50 anos, onde os pólipos poderão ser encontrados e diagnosticados.

Histórico familiarPor fim, um dos principais fatores que aumentam as chances de desenvolvimento dos pólipos colorretais é o histórico familiar. É muito comum que pacientes com parentes de primeiro grau com pólipos também desenvolvam a condição, fazendo com que o fator genético seja fundamental quando considerando os pólipos colorretais. Devido a isso, a idade para iniciar os exames de rotina para identificar o câncer colorretal deve iniciar a partir dos 40 anos para pacientes com histórico familiar.