Conheça as doenças inflamatórias intestinais.

As doenças inflamatórias intestinais, ou simplesmente DII, apesar de não possuírem uma casa específica, estão frequentemente relacionadas a fatores como o consumo excessivo de comidas industrializadas e com níveis elevados de gordura. Além disso, também estão ligadas a fatores hereditários ou até mesmo a um sistema imunológico mais fraco.

Muitas vezes, as DII costumam compartilhar os mesmos sintomas, tornando necessário um diagnóstico para identificar o quadro de cada paciente. Os sintomas das doenças inflamatórias intestinais incluem cólicas, gases, diarreia acompanhada de pus, muco ou sangue, perda de apetite, fraqueza e febre.

A seguir, iremos falar um pouco sobre cada uma das doenças inflamatórias intestinais.

Doença de Crohn

A Doença de Crohn se trata de uma inflamação que pode ocorrer ao longo de todo tubo digestivo, desde a boca até o ânus. Apesar disso, essa inflamação costuma ocorrer normalmente nas regiões inferiores do intestino delgado e no intestino grosso.

Seu diagnóstico é realizado através da colonoscopia com biópsia. Alguns outros exames também podem ser exigidos para realizar o diagnóstico da Doença de Crohn, tais como a ressonância magnética ou a tomografia computadorizada.

Retocolite Ulcerativa

Já a Retocolite Ulcerativa trata-se de uma inflamação no intestino grosso, normalmente acompanhada de quadros de anemia e diarreia crônica com sangue. O diagnóstico da Retocolite Ulcerativa também é realizado através da colonoscopia com biópsia.

Tratamento

Quanto mais cedo forem identificadas, maiores são as chances de tratamento para as doenças inflamatórias intestinais. Normalmente, este tratamento é realizado através do uso de medicamentos ou até mesmo de processos cirúrgicos. Em alguns casos, porém, é necessário o uso de estomas.

Risco de câncerPor fim, alguns estudos apontam que as chances de câncer colorretal são maiores em pacientes que desenvolveram alguma DII ao longo da vida. Devido a isso, é necessário que essas pessoas realizem colonoscopias periodicamente para aumentar as chances de tratamento do câncer com um diagnóstico precoce.