Conhecendo o básico sobre a diverticulose.

A diverticulose se caracteriza pela formação de pequenas bolsas ao longo de diferentes partes do trato digestivo. Essas bolsas normalmente surgem na parede do intestino grosso, e sua quantidade ou frequência podem variar conforme o paciente, por exemplo, enquanto um paciente pode apresentar as bolsas somente no lado esquerdo do intestino grosso, outros pacientes podem apresentar as bolsas em toda região do cólon.

A seguir, iremos entender um pouco melhor as causas, sintomas e tratamentos da diverticulose.

Quais os grupos de risco da diverticulose?

Apesar de ser rara em algumas regiões do mundo, como na África e na Ásia, por exemplo, a diverticulose pode ser bastante comum em locais como a América do Norte. Normalmente, pessoas com menos de 40 anos não costumam contrair a doença, que costuma se manifestar em pacientes com mais de 60 anos, e se torna ainda mais frequente em pacientes com mais de 80 anos.

Quais as causas da diverticulose?

Apesar de não existir uma causa exata para a diverticulose, o fato de ela ser uma doença rara em regiões do mundo onde a dieta é rica em fibras e grãos, muitos profissionais acreditam que ela está relacionada com uma dieta pobre em fibras, o que pode levar à constipação, aumentando a pressão no trato gastrointestinal durante a evacuação.

Se essa pressão se tornar muito frequente através de diversos anos, é possível que ela leve à formação de pequenas bolsas na parede do cólon, causando a diverticulose.

Quais os sintomas da diverticulose?

Os pacientes com diverticulose normalmente não ficam cientes da doença, uma vez que ela costuma aparecer de forma assintomática, sem apresentar sinais no organismo. É possível, porém, que os pacientes com diverticulose sintam dores abdominais semelhantes a cólicas, gases estomacais, ou constipação.

Como é realizado o diagnóstico da diverticulose?

Como a maior parte dos pacientes não apresenta nenhum sintoma, a diverticulose costuma ser descoberta durante exames para outras condições médicas, ou simplesmente em procedimentos de rotina, para examinar pólipos ou câncer colorretal. É comum que a diverticulose seja identificada durante colonoscopias, embora outros exames também sejam capazes de identificar as bolsas formadas pela doença.

Como é feito o tratamento da diverticulose?

As bolsas formadas pela diverticulose não costumam desaparecer, mas, como a maior parte dos pacientes não apresenta sintomas, muitas vezes o tratamento não é necessário. Nos casos em que a diverticulose apresenta sintomas e oferece algum desconforto ao paciente, o médico pode recomendar tratamentos para os sintomas específicos, além de uma dieta mais rica em fibras, que também ajudará a eliminar os sintomas.

Devido a isso, a melhor forma de lidar com a diverticulose é a prevenção, através do consumo de mais fibras e grãos na dieta. Suplementos de fibra também podem ser recomendados para pacientes que apresentam a doença ou estão nos grupos de risco. Por fim, o médico também pode receitar algum tipo de medicação para relaxar os movimentos no cólon que causam as dores abdominais.