Diabetes pode estar ligada ao aumento do risco de câncer gástrico

Um novo estudo descobriu que casos de diabetes podem aumentar os riscos de desenvolvimento de câncer gástrico em pacientes que passaram pela erradicação da bactéria H. pylori no passado.

A infecção pela bactéria H. pylori já estava diretamente relacionada com o aumento dos riscos de desenvolvimento do câncer gástrico, mas o novo estudo mostrou que existem chances maiores do desenvolvimento da doença quando o paciente apresenta um quadro de diabetes.

O estudo realizado em Hong Kong observou mais de 46 mil casos com possível associação entre a presença de diabetes tipo 2 e câncer gástrico em pacientes que sofreram com infecções da bactéria H. pylori. Nos resultados do exame, foi possível observar um aumento de risco até 2 vezes mais alto para o desenvolvimento de câncer gástrico nos pacientes com diabetes quando comparado aos que não tinham a doença.

Os pesquisadores concluíram que mais estudos voltados especificamente para observar pacientes com diabetes que passam por tratamentos para infecções de alto risco contra H. pylori para melhor compreender a relação entre os dois fatores.

Confira o estudo completo: https://care.diabetesjournals.org/content/42/9/1769