Você conhece os sintomas da Colite Ulcerativa?

A colite ulcerosa é caracterizada por episódios recorrentes de inflamação limitados à camada mucosa do cólon. Geralmente envolve o reto e pode se estender de forma proximal e contínua para envolver outras partes do cólon.

Pacientes com colite ulcerosa geralmente apresentam diarreia, que pode estar associada a sangue. Os movimentos intestinais são frequentes e de pequeno volume, como resultado da inflamação retal. Os sintomas associados incluem dor abdominal, cólica, sensação dolorosa na bexiga e incontinência. Pacientes com esta doença, principalmente quando distal, podem ter constipação acompanhada de secreção frequente de sangue e muco.

O início dos sintomas geralmente é gradual e progressivos ao longo de várias semanas, podendo ser precedidos por um episódio autolimitado de sangramento retal ocorrido semanas ou meses antes.

A gravidade dos sintomas pode variar de leve, com quatro ou menos fezes por dia com ou sem sangue e grave com mais de 10 fezes por dia com cólicas fortes e sangramento contínuo.

As biópsias do cólon obtidas na colonoscopia são necessárias para estabelecer a cronicidade da inflamação e excluir outras causas de colite. Uma ileocolonoscopia permite a avaliação do íleo terminal quanto a inflamação que seria sugestiva de doença de Crohn e para determinar a extensão endoscópica e a gravidade da doença. No entanto, uma colonoscopia deve ser evitada em pacientes hospitalizados com colite grave devido ao potencial de precipitar megacólon tóxico. Nesses pacientes, uma sigmoidoscopia flexível deve ser realizada e a avaliação limitada ao reto e cólon sigmóide distal.

Fonte: Up To Date