Entenda a Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável é uma condição bastante comum que afeta o organismo, prejudicando as suas atividades normais. Apesar de não existir uma cura específica para a Síndrome do Intestino Irritável, algumas mudanças de hábitos costumam ser o bastante para aliviar os sintomas e os desconfortos do paciente.

A seguir, iremos falar um pouco mais sobre as causas, sintomas e tratamentos para a Síndrome do Intestino Irritável.

Causas

A causa da Síndrome do Intestino Irritável não é conhecida. Apesar disso, existem alguns fatores que estão fortemente associados à doença. Normalmente, é comum que pacientes de gastroenterite desenvolvam a Síndrome do Intestino da Irritável como consequência da doença.

Também é normal para a Síndrome do Intestino Irritável se desenvolver em pacientes com dietas com alto teor calórico ou de gordura. Alimentos como trigo, laticínios, feijão, chocolate, café e adoçantes artificiais também podem causar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável em alguns pacientes. Outros fatores relacionados à dieta que podem causar a SII são hábitos alimentares como manter longos períodos de tempo entre as refeições. Por fim, a Síndrome do Intestino Irritável ainda pode ser causada por fatores psicológicos e emocionais, como estresse, ansiedade, depressão e medo, por exemplo.

Sintomas

Entre os principais sintomas da Síndrome do Intestino Irritável, podemos citar a dor abdominal, mudanças na frequência da evacuação ou na consistência das fezes, sensação de inchaço, muco nas fezes e insatisfação após evacuar.

Tratamento

Não existe um procedimento padrão para tratar a Síndrome do Intestino Irritável, por isso, normalmente o tratamento está associado a lidar com os sintomas. Por isso, é indicado evitar alimentos de digestão muito lenta ou que causam gases e diarreia. Aumentar o consumo de água e fibras também pode melhorar as funções intestinais do paciente e, por fim, em casos mais extremos pode ser recomendado o uso de medicamentos.
Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/distúrbios-digestivos/síndrome-do-intestino-irritável-sii/síndrome-do-intestino-irritável-sii