Novos sinais de predisposição genética para Esôfago de Barrett

Um estudo realizado em Nova Iorque observou novas evidências de predisposição genética relacionada ao desenvolvimento do Esôfago de Barrett, independente dos demais fatores de risco da doença. Normalmente o desenvolvimento do Esôfago de Barrett está relacionado a condições como a hérnia de hiato e refluxo gastroesofágico, que aumentam a exposição do tecido do esôfago ao ácido do estômago, o que pode causar uma transformação nas células que revestem este tecido.

O Esôfago de Barrett também está fortemente associado ao consumo de álcool e cigarros, ambos fatores que aumentam as chances de desenvolvimento da doença nos pacientes.

Riscos genéticos

Depois do novo estudo realizado, observou-se que diversos fatores genéticos podem influenciar no desenvolvimento do Esôfago de Barrett independente dos fatores de risco já conhecidos, como hérnia de hiato, refluxo gastroesofágico e o consumo de álcool e cigarro.

Devido a isso, a associação dos fatores genéticos e dos fatores de risco já conhecidos aumenta ainda mais a predisposição do paciente de desenvolver o Esôfago de Barrett. Por isso, os indivíduos que se enquadram entre aqueles com fatores genéticos que aumentam a predisposição para o desenvolvimento da doença, devem tomar um cuidado ainda maior no consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, assim como na prevenção e no tratamento da Doença do Refluxo Gastroesofágico e da Hérnia de Hiato.

O que esse estudo sugere?

Na realização do estudo, foi concluído que ele abre portas para ainda mais estudos na mesma área, com objetivo de observar melhor as influências dos fatores genéticos na predisposição do desenvolvimento do Esôfago de Barrett.

De acordo com os pesquisadores, toda vez que é encontrada uma relação entre predisposições genéticas e doenças crônicas, surgem novas oportunidades para entender ainda melhor estas condições e como podemos preveni-las.

Fonte: https://www.medscape.com/viewarticle/912028#vp_1