O que é a gastroenterite?

A gastroenterite trata-se de uma inflamação aguda que pode ocorrer no sistema gastrointestinal. Essa doença costuma ser mais comum durante o verão, especialmente em lugares sem tratamento de água, rede de esgoto, água encanada, ou destino adequado a este tipo de água.

A seguir, iremos falar um pouco mais sobre a gastroenterite, assim como suas causas, sintomas e possíveis tratamentos.

As causas da gastroenterite

Como mencionamos, a gastroenterite é uma inflamação que afeta os órgãos do sistema gastrointestinal. Essa inflamação pode ser causada por vírus, bactérias e outros parasitas que são transmitidos pelo ar, pelo contato da mão com a boca e, até mesmo, pela intoxicação alimentar.

A bactéria mais comum associada à gastroenterite é a Salmonella, muito comum através do consumo de frango e ovos crus. Outros alimentos que podem oferecer riscos são aqueles conservados sem muita higiene ou refrigeração, os quais podem acumular microorganismos que podem causar a gastroenterite nos pacientes.

Os sintomas da gastroenterite

Entre os principais sintomas da gastroenterite, podemos citar a febre, enjoos, diarreia, vômitos, dores abdominais, perda de peso, perda de apetite e, também, a desidratação.

Quais os tratamentos para a gastroenterite?

O tratamento para a gastroenterite pode variar conforme a causa da sua infecção. Se a gastroenterite for causada por vírus, o tratamento se resume a cuidar dos sintomas e reidratar o paciente, pois ela irá passar sozinha. O tratamento para a infecção causada por bactérias é o mesmo, embora os medicamentos destes casos necessitem de orientação médica.

Por fim, os casos mais graves de gastroenterite podem necessitar de tratamento intravenoso para repor os líquidos perdidos durante a infecção.

Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/distúrbios-digestivos/gastroenterite/gastroenterite