O que são as varizes esofágicas?

As varizes esofágicas são uma condição que afetam as veias no esôfago, fazendo com que seu calibre seja aumentado. Normalmente, ocorre somente nessa região do organismo, mas em alguns casos a condição pode também atingir o estômago.

Normalmente, as varizes esofágicas são causadas pela cirrose hepática, mas também podem surgir como consequência de outras condições médicas. Dessa forma, as varizes esofágicas também podem aparecer como resultado de quadros de esquistossomose, da trombose das veias porta, esplênica ou supra-hepática.

Quais os sintomas das varizes esofágicas?

As varizes esofágicas não costumam apresentar nenhum sintoma quando aparecem, por isso, sua presença pode ser notada somente quando ocorre seu sangramento, que irá apresentar sinais como:

– Sangue no vômito ou nas fezes;

– Palidez;

– Tontura;

– Perda de consciência.

Diagnóstico e tratamento das varizes esofágicas

O diagnóstico das varizes esofágicas é realizado de forma muito simples, com a visualização das varizes através da endoscopia digestiva alta. O tratamento para as varizes esofágicas é o mesmo para antes ou depois de surgirem complicações como o sangramento.

O tratamento mais simples é realizado através de medicamentos com foco em diminuir a pressão nas varizes esofágicas. As medicações a serem consumidas podem variar conforme a indicação médica. Entre as mais utilizadas, estão: propranolol, nadolol, terlipressina, octreotide.

Também podem ser realizados diferentes procedimentos endoscópicos para tratar as varizes esofágicas. Durante a endoscopia, pode ser realizada a colocação de banda elástica, assim como a injeção de soluções esclerosantes. Por fim, um shunt porto-sistêmico pode ser utilizado para diminuir a pressão na veia porta.
Apesar de os tratamentos não eliminarem as varizes esofágicas por completo, eles evitam o seu sangramento. Dessa forma, com o tratamento adequado, é possível para o paciente viver uma vida livre de complicações.