Os sintomas e as causas mais comuns do Câncer de Cólon e reto.

O Câncer colorretal é um termo que engloba os tumores malignos que surgem no intestino grosso, como no cólon e no reto. Dentre todos os cânceres do sistema digestivo é a forma mais comum e a terceira ou quarta forma mais comum entre todos os tipos de cânceres.

Mesmo apresentando uma forma de neoplasia tratável e curável, quando diagnosticado precocemente, o câncer colorretal ainda apresenta uma taxa de mortalidade alta. Apenas no Brasil, todos os anos, são confirmadas cerca de 15 mil mortes provocadas por esse tipo de câncer. Porém, o diagnóstico precoce continua sendo a principal arma no tratamento deste tipo de câncer.

 

Os fatores de risco de Câncer colorretal.

O surgimento de um câncer colorretal tem origem, na maioria dos casos, em fatores dietéticos, ambientais e genéticos. Quando o paciente possui casos de familiares que tiveram câncer colorretal, ele deve ser vigiado mais de perto, pois apresentam maior risco de desenvolver o câncer.

O rastreio de câncer de cólon feito pelo exame de colonoscopia deve ser iniciado aos 50 anos, pois 90% dos casos de câncer de cólon ocorrem a partir dessa idade, porém, alguns fatores como o genético, exigem que o início do rastreio seja antecipado para antes dos 50 anos.

Os fatores de risco são:

Polipose adenomatosa familiar: mutação genética autossômica dominante que faz que o paciente desenvolva centenas de pólipos adenomatosos no intestino. Cerca de 90% desses pacientes desenvolvem câncer de cólon antes dos 45 anos de idade. Porém essa doença é rara e corresponde a 1% dos casos de câncer colorretal;

Radiação abdominal: Pacientes que durante a infância foram submetidos a tratamentos com radioterapia com irradiação na região abdominal;

Síndrome de Lynch: pessoas com síndrome de Lynch possuem 40% de chance de desenvolver câncer de cólon;

Obesidade;

Sedentarismo;

Diabetes mellitus;

Consumo frequente de carne processada;

Tabagismo;

Consumo diário de bebidas alcoólicas.

 

Sintomas do Câncer de Cólon.

Normalmente, o câncer de cólon não provoca sintomas nas suas fases iniciais. Os sintomas costumam surgir quando o tumor já está em estado avançado.

Os sintomas mais comuns são:

Sangramento nas fezes;

Anemia;

Dor abdominal;

Prisão de ventre de início ou agravamento recente;

Fezes finas;

Frequente sensação de evacuação incompleta;

Diarreia (sintoma possível, mas pouco comum).

 

Alguns dos tratamentos de Câncer de Cólon.

Os cânceres de cólon são detectados, em 80% dos casos, nos estágios I, II ou até mesmo III, o que permite a realização de procedimentos cirúrgicos para a sua retirada, com possibilidade de cura.

Já nos pacientes que o câncer é detectado a partir do estágio III, que apresentam acometimento dos linfonodos, a quimioterapia costuma ser indicada como procedimento pós cirurgia, para eliminar qualquer resquício de câncer que possa ainda existir.