Os sintomas e diagnóstico do Esôfago de Barret.

O esôfago de Barrett é uma condição onde o revestimento interno do esôfago é substituído por epitélio gástrico metaplásico.

Apesar de o câncer de esôfago ser mais comum em pacientes que abusam de substâncias como cigarro e bebidas alcoólicas, o esôfago de Barrett ainda pode representar um risco a alguns pacientes.

Isso acontece pois o esôfago de Barrett pode surgir como consequência da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), condição que também aumenta os riscos de câncer de esôfago.

Não existem sintomas específicos para quem apresenta a condição, porém os médicos exigem cuidados se você apresentar os seguintes prognósticos:

• Azia;
  • Queimação;
  • Regurgitação;
  • Sensação de desconforto na região do tórax;
  • Dor na “boca do estômago”;
  • Dor na garganta;
  • Refluxo;
  • Tosse crônica;
  • Rouquidão;
  • Sensação de irritação na garganta;
  • Pigarro.

Diagnóstico

A Endoscopia é o principal exame para diagnosticar o Esôfago de Barret. O exame é realizado na avaliação dos pacientes com sintomas de refluxo. Para ocorrer o diagnóstico, os médicos identificam a área de mucosa na cor salmão. A Endoscopia irá apenas indicar a alteração, em seguida será realizada biópsias que confirmam o diagnóstico.

Se você apresentar um dos sintomas listados acima, é importante que você consulte seu médico e agende seus exames para combater a doença com antecipação. Também devemos lembrá-lo que você deve realizar exames anualmente para prever a condição.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/esofago-de-barrett