Quais as complicações do refluxo gastroesofágico?

O refluxo gastroesofágico é uma condição extremamente comum, que costuma apresentar episódios breves e dificilmente causa alguma complicação. Caracterizada pela volta dos conteúdos do estômago para o esôfago ou para a boca, esta condição pode ocorrer em adultos e crianças completamente saudáveis após as refeições e seus sintomas costumam desaparecer em algumas horas.

Apesar disso, a Doença do Refluxo Gastroesofágico ocorre quando estes quadros se tornam mais frequentes e sintomas mais desconfortáveis se desenvolvem no paciente. Os sintomas incluem queimação e dores ou dificuldade ao engolir e, se não tratada, a DRGE pode causar algumas complicações no organismo.

As complicações do refluxo gastrointestinal

Esofagite erosiva

Ocorre quando o esôfago é danificado pelo ácido do estômago. Este sintoma pode resultar em úlceras e sangramento da região, os quais podem não ser visíveis nos exames e costumam ser detectados nas fezes.

Estreitamento do esôfago

Outra complicação do refluxo gastroesofágico está no estreitamento do esôfago, a qual pode causar bloqueios, fazendo com que a comida ou medicamentos fiquem presos em sua estrutura. Essa condição é causada pela formação de cicatrizes no tecido do esôfago, como resultado de úlceras, por exemplo.

Esôfago de Barrett

Ocorre quando as células do esôfago são substituídas por um tipo diferente de células, como resultado do dano frequente ao esôfago causado pela Doença do Refluxo Gastroesofágico.

Problemas de pulmão e/ou garganta

O refluxo gastroesofágico também pode afetar as cordas vocais, causar dores de garganta e até afetar a voz. Outra complicação um pouco mais rara, é a inalação do ácido estomacal, o que pode causar pneumonia ou sintomas da asma e até mesmo danos permanentes aos pulmões.

Problemas dentários

Por fim, outra possível complicação do refluxo gastroesofágico são os problemas dentários que podem ocorrer caso o ácido do estômago chegue à boca e tenha contato frequente com os dentes.

Apesar disso, a maior parte dos pacientes da Doença do Refluxo Gastroesofágico não costumam desenvolver complicações muito graves, especialmente se realizarem algum tipo de tratamento.

Fonte: https://www.uptodate.com/contents/gastroesophageal-reflux-disease-in-adults-beyond-the-basics?topicRef=1992&source=see_link