Quais os sintomas da Gastrite Crônica?

Gastrite Crônica é a inflamação da mucosa do estômago, que  apresenta evolução lenta e muitas vezes assintomática, que pode levar a sangramentos e ao desenvolvimento de úlceras no estômago. Esta doença pode surgir por uso prolongado de medicamentos ou infecções bacterianas, como a infecção pelo HelicobacterPylori, por exemplo.

O diagnóstico de gastrite é estabelecido por amostras de biópsia de pacientes submetidos à Endoscopia Digestiva Alta. As informações endoscópicas devem incluir uma breve narrativa e imagens endoscópicas de lesões focais (por exemplo, pregas espessadas, pólipos, massas, erosões ou úlceras) e áreas com aparência anormal. As características endoscópicas da gastrite incluem eritema, erosões nas mucosas, ausência de pregas rugais e presença de vasos visíveis.

Os principais sintomas da Gastrite Crônica são:

• Desconforto abdominal após as refeições
  • Sensação de queimação no estômago
  • Náuseas e vômitos
  • Sensação de estômago cheio, mesmo comendo pouco
  • Sangramento no estômago, sendo caracterizado por fezes negras e malcheirosas
  • Anemia, provavelmente devido ao sangramento do estômago ou de outra região no tubo digestivo

O tratamento da gastrite crônica é feito sob orientação médica e normalmente envolve uma dieta que deve ser cumprida rigorosamente para que os sintomas da gastrite diminuam ou desapareçam. É importante ir ao médico quando surgirem os primeiros sintomas para identificar a causa e estabelecer o tratamento.

Fonte: Up To Date

Quer saber mais? Agende uma consulta com um de nossos médicos, faça seu Check-up e tire todas as suas dúvidas.

A Endogastro Clínica está atendendo normalmente, cumprindo todas as exigências preconizadas pela OMS. Agende sua consulta e/ou seus exames nos nossos canais de comunicação.