Quais os tipos de retocolite ulcerativa?

A retocolite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal de caráter crônico. Ela ocorre através de lesões e inflamações ao longo do intestino grosso, e costuma se manifestar através de diversos sintomas, como a diarreia com sangue, hemorragias, cólicas, febre e anemia.

Normalmente, a retocolite ulcerativa ocorre em pacientes entre 15 e 30 anos, mas pode ter o primeiro ataque somente a partir dos 50 anos de idade. A retocolite ulcerativa também pode ser classificada entre diferentes tipos da doença, determinados a partir da região afetada pela inflamação.

A seguir, iremos conhecer melhor os diferentes tipos da retocolite ulcerativa.

Proctite ulcerativa

Entre uma das formas mais leves da retocolite ulcerativa, a proctite ulcerativa ocorre quando a região afetada pela doença é mais próxima ao reto. Dessa forma, o sangramento retal é um dos únicos sintomas da doença.

Proctosigmoidite

Este tipo da retocolite ulcerativa ocorre quando, além do reto, o cólon sigmóide também é afetado pela inflamação. Entre os principais sintomas, podemos citar a diarreia acompanhada de sangue, além de cólicas e dores na região abdominal.

Colite do lado esquerdo

Quando a inflamação da colite ulcerativa ocorre do reto até o cólon sigmóide e descendente, a doença é classificada como colite do lado esquerdo. Esse quadro resulta em sintomas como dor no lado esquerdo do abdômen, cólicas abdominais, diarreia acompanhada de sangue e perda de peso involuntária.

Pancolite

A pancolite ocorre quando todo cólon é afetado pela retocolite ulcerativa. Os sintomas desse quadro podem ser um pouco mais graves, com fortes diarreias sanguinolentas, cólicas abdominais, fadiga e perda de peso exagerada.

Colite ulcerativa severa aguda

Por fim, a colite ulcerativa severa aguda é a forma mais rara da doença e ocorre quando todo o cólon é afetado pela inflamação e vem acompanhada de dores intensas. Além disso, outros sintomas são fortes diarreias, sangramento, febre e incapacidade de comer.