Saiba quais são os sintomas e as causas de uma das doenças mais comuns do século, a Gastrite.

Quando o revestimento do estômago está inflamado devido à diversos fatores, como excesso de álcool, uso de anti-inflamatórios, estresse crônico ou qualquer outra causa que afete o funcionamento do estômago, acontece a gastrite.

As causas da Gastrite

Conheça as causas mais comuns que levam ao desenvolvimento de uma inflamação no revestimento da parede do estômago:

Estresse Crônico: o estresse altera o funcionamento gástrico, facilitando a inflamação da parede do estômago;

Infecção por Helicobacter Pylori: a H. Pylori é uma bactéria que causa inflamação e destruição do revestimento do estômago quando se fixa no estômago;

Uso excessivo de álcool: o álcool deixa o estômago desprotegido da ação dos sucos gástricos, causando irritação na parede do estômago;

Uso excessivo de Anti-inflamatórios: remédios com Ibuprofeno e Naproxeno deixam as paredes do estômago desprotegidas ao reduzir uma substância importante para sua proteção.

Doenças autoimunes: pessoas com doenças autoimunes, como AIDS, apresentam maiores riscos de ter gastrite.

Sintomas da Gastrite

Perda de apetite;

Vômitos ou ânsia de vômito;

Digestão lenta;

Arrotos frequentes;

Dor de cabeça e mal-estar geral;

Barriga inchada e dolorida;

Sensação de enjoo ou estômago muito cheio;

Dor de estômago constante.

As complicações da Gastrite

Caso haja complicações da gastrite, pode ser desenvolvida uma úlcera gástrica, que se não for tratada pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de estômago, porém ao realizar o tratamento a cura da gastrite pode ser facilmente alcançada. Portanto, caso apresente um, ou mais dos sintomas listados acima, procure orientação médica.

Tratamento

O controle rigoroso da alimentação é fundamental para aliviar o mal-estar digestivo. Se alimentar em pequenas porções de cada vez, sempre de 3 em 3 horas é uma das recomendações para o início do tratamento. É recomendável evitar bebidas alcoólicas, gaseificadas, alimentos crus, café, chocolate, chá preto, assim como frutas ácidas como limão, laranja ou abacaxi.

Porém, nem sempre uma dieta equilibrada e de fácil digestão basta. Para combater a inflamação já instalada, o médico pode receitar antibióticos, além de antiácidos para atenuar os sintomas.