Saiba quais são os tipos, sintomas e tratamentos para o Pólipo Colorretal.

Um pólipo intestinal consiste em massa de tecido que se eleva da parede intestinal para a luz. A maioria é assintomática, exceto por sangramento de pequena monta, que em geral é oculto. A principal preocupação é a transformação maligna; a maioria dos cânceres de cólon surge em pólipos anteriormente benignos. O diagnóstico é dado pelo exame de colonoscopia.

Tipos de Pólipos:

Pólipo Colorretal Adenomatoso:

Cerca de dois terços de todos os pólipos colorretais são compostos por adenomas e uma grande porcentagem deles se tornam cancerosos.

Pólipo Colorretal Serrilhado:

Dependendo do seu tamanho e localização, o pólipo serrilhado pode se tornar cancerígeno. Pequenos pólipos serrilhados no cólon, também conhecidos como pólipos hiperplásicos, raramente são malignos. Já os pólipos serrilhados maiores, geralmente planos, difíceis de detectar até no exame endoscópico e localizados na parte superior do cólon, são pré-cancerosos.

Pólipo colorretal inflamatório:

Estes pólipos podem acompanhar um surto de Colite Ulcerativa ou Doença de Crohn do cólon. Embora os pólipos em si não sejam uma ameaça significativa, ter colite ulcerativa ou doença de Crohn aumenta o risco geral de câncer de cólon, após oito a 10 anos de evolução.

Sintomas:

➡️ Sangramento retal;

➡️ Mudança na cor das fezes;

➡️ Saída de muco com as fezes;

➡️ Mudança nos hábitos intestinais;

➡️ Dor abdominal, náuseas e vômito;

➡️ Anemia Ferropriva.

Tratamentos:

O seu médico deverá remover todos os pólipos detectados durante um exame do intestino. As opções incluem:

• Remoção durante o exame endoscópico. A maioria dos pólipos podem ser removidos com pinça de biópsia ou um laço de metal que aprisiona o pólipo durante o próprio exame de colonoscopia.
  • Cirurgia minimamente invasiva. Os pólipos que são muito grandes ou que não podem ser alcançados de forma segura durante um exame geralmente são removidos através de cirurgia minimamente invasiva.
  • Cirurgia (Retocolectomia ou Proctocolectomia). Se você tem alguma síndrome genética, pode precisar de uma cirurgia para remover seu cólon e reto.