Tipos, fatores de risco e sintomas do câncer de estômago

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 20 mil novos casos de câncer de estômago são diagnosticados por ano no Brasil. Isso faz dele o terceiro de maior incidência entre os homens e o quinto entre as mulheres. Entre as principais causas do câncer de estômago podemos citar o consumo de alimentos ricos em conservantes, assim como infecções causadas pela bactéria H. pylori.

A melhor forma de aumentar as chances de cura da doença é através do diagnóstico precoce. A seguir, iremos conhecer melhor os tipos de câncer gástrico, assim como os fatores de risco e sintomas da doença.

Os tipos de câncer de estômago

Existem três diferentes tipos de câncer de estômago, ou câncer gástrico. Os adenocarcinomas representam a maior parte dos casos diagnosticados de câncer gástrico, enquanto os linfomas e os leiomiossarcoma são tipos mais raros de câncer de estômago.

Os adenocarcinomas tratam-se de tumores malignos que podem afetar células em qualquer parte do corpo. Já os linfomas são tumores que afetam somente as células do sistema linfático, enquanto os leiomiossarcomas atingem os tecidos que dão origem aos ossos e músculos do organismo.

Quais os fatores de risco do câncer de estômago?

Existem alguns hábitos e fatores que podem aumentar o risco do desenvolvimento de câncer de estômago em um paciente, entre eles podemos citar:

– Uma dieta rica em consumo de alimentar conservados, defumados, ou salgados;

– Baixo consumo de frutas e legumes;

– Consumo de alimentos contaminados;

– Histórico familiar com câncer de estômago;

– Infecção da bactéria H. pylori;

– Sofrer de uma inflamação no estômago por muito tempo;

– Apresentar anemia perniciosa, causada pela incapacidade do organismo de absorver a vitamina B12;

– Pólipos no estômago;

– Ser fumante.

Quais os sintomas do câncer de estômago?

Por não existirem sintomas específicos para o câncer de estômago, muitas vezes ele apresenta sinais que são confundidos com os de outras doenças do sistema gastrointestinais, como gastrites e úlceras, por exemplo. Se você fizer parte dos grupos de risco, é importante ficar de olho em sintomas como:

– Fadiga;

– Sensação de inchaço após as refeições;

– Sentir-se satisfeito após consumir pequenas quantidades de alimentos;

– Azia forte por longos períodos de tempo;

– Indigestão persistente;

– Dor de estômago;

– Vômitos frequentes;

– Náuseas sem causa aparente;

– Perda de peso.

Se você apresentar estes sintomas, é importante buscar ajuda médica para identificar sua causa. O diagnóstico do câncer de estômago normalmente é feito através de endoscopia ou de exames de imagem como raios-X e tomografia.