Tire todas as suas dúvidas sobre a preparação intestinal

A preparação intestinal é uma parte fundamental para o sucesso da colonoscopia. Durante este período, o médico irá recomendar uma mudança na dieta do paciente por pelo menos um dia antes do exame. É comum que seja recomendado para o paciente consumir somente bebidas claras, como água, chá e sucos, e limite sua dieta para gelatina.

É recomendado também que o paciente mantenha-se muito bem hidratado durante esse processo. Além disso, o momento em que o paciente deve parar de ingerir alimentos e bebidas será indicado pelo médico.

A preparação intestinal é fonte de muitas dúvidas e questionamentos pelos pacientes que irão passar por uma colonoscopia. Por isso, a seguir separamos algumas das principais dúvidas que podem surgir durante este processo.

Por que a preparação intestinal é importante?

Muitos pacientes concordam que a preparação intestinal é a parte mais difícil de uma colonoscopia, apesar disso, é fundamental que ela seja realizada de acordo com todas as indicações do médico para a colonoscopia ocorrer bem.

A preparação intestinal é importante pois é necessário que o cólon esteja limpo para o profissional conseguir examinar ele de forma clara.

Quais os tipos de preparação intestinal?

Existem diferentes medicamentos que podem ser indicados pelo médico para realizar a preparação intestinal. A opção por qual delas deve ser utilizada irá variar conforme o paciente.

Isso irá ocorrer nas consultas anteriores à preparação intestinal, onde o médico irá avaliar todas as condições, como alergias, doenças cardíacas, problemas no fígado ou nos rins, que podem afetar o tratamento. Por isso, é muito importante que o paciente informe seu médico de todos estes fatores, para identificar o tipo de preparação mais recomendado para o seu caso.

O que fazer se o paciente esquecer de tomar a medicação?

Em casos de o paciente esquecer o horário de tomar o remédio indicado e lembrar-se muito tempo após o horário recomendado, é importante entrar em contato com o médico imediatamente para avaliar a melhor forma de proceder o tratamento.

Existe algum risco ou efeito colateral para a preparação intestinal?

Os efeitos colaterais do tratamento podem variar amplamente entre cada paciente e tipo de medicação utilizada. Apesar disso, complicações mais sérias são extremamente raras e o procedimento é bastante seguro aos pacientes.

Durante a preparação intestinal, alguns pacientes podem sentir náuseas e enjôos, além da sensação de estarem estufados, ou algum tipo de desconforto abdominal. Ao recomendar a preparação intestinal, o médico irá explicar detalhadamente os possíveis efeitos colaterais do procedimento ao paciente.

Fonte: https://www.asge.org/home/for-patients/patient-information/understanding-bowel-preparation